segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Casamento Cassia e Richard

Para quem pôde dar uma passada no salão no sábado de carnaval, dia 18, percebeu que se tratava de um casamento diferenciado. Primeiro porque o noivo é inglês e sua família veio da Inglaterra para o casamento, segundo porque teve várias personalizações: sousplat de ratam, cadeiras marrons, bexigas na pista de dança, chá preto no lugar do café, entre outras.

A festa foi um sucesso, a decoração estava belíssima. Para quem perdeu, abaixo estão algumas fotos:











sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bouquet com fitas


Eis a hora de jogar o bouquet, e aí? Como inovar?

A moda agora é o bouquet com fitinhas de cetim. A idéia sugere que se amarre várias fitas de cetim, em um tamanho que dê para as convidadas formarem um círculo razoável  em volta da noiva.

Nesse momento, acompanhadas de uma música, a noiva e as convidadas vão dançando. Com a ajuda do cerimonial, a noiva escolhe uma fita para cortar com a tesoura.  A pessoa que teve a fita cortada é retirada do círculo.


A partir do momento que sobram poucas fitas e a noiva começa a ter a noção de quem está com cada uma delas, o cerimonial deve virá-la de costas e misturar as fitas para que ela não saiba quem está com cada.

A seguir são fotos do casamento da Ana Paula e do Eduardo, no nosso Espaço.  Tivemos duas noivas até hoje que aderiram a nova moda: a Ana Paula e a Isadora.



E aí? Quem vai ter bouquet de fitinhas?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Casamento Thamires e Helton

Os noivos do Lua Cheia ou não, sabem que abrimos o espaço pra visitação todos sábados, antes de começar o evento. Para aqueles que não puderam ir, aí estão as fotos da decoração do casamento da Thamires e do Helton, que aconteceu dia 11, no nosso Espaço.


 



  



 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Por que branco?


A história do vestido está ligada à própria origem do casamento, que surgiu com o objetivo de legalizar uma unidade familiar, seja para a legitimação dos filhos e da herança, o estabelecimento de alianças entre famílias e clãs ou a reunião e troca de bens e riquezas.


De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos. Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses.


Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China.


A discrição nem sempre foi sinônimo de bom gosto na moda, tanto que a noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.


Já o preto predominou na alta Renascença (século XVI), entrando no período barroco (século XVII), diz Míriam, que ensina história da moda. Foi a época em que a Espanha ganhou primazia nos costumes europeus, e a cor mais propícia para se apresentar em uma sociedade extremamente religiosa, inclusive para as noivas, era o preto.



Esqueça o bom e velho preto básico, pois as vestimentas eram pesadas e luxuosas.


Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da  Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.


Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.

Mas o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito.

Por ser uma rainha, foi ela quem pediu o marido, o príncipe Albert, em casamento. Depois que o marido morreu, a rainha Vitória só usou preto, por isso se associa a época vitoriana a essa cor.







 

Até a próxima!
Fonte: Terra

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O toque do sousplat


Os sousplats, mais conhecidos como "suplá" são aqueles suportes que ficam embaixo do prato. O nome vem do frânces e quer dizer prato de baixo ou suporte de prato. Eles não são somente um item decorativo, apesar de deixar qualquer mesa linda, tem suas funcionalidades: demarca lugares, evitam que caia comida na toalha e que o prato fique escorregadio.

O uso do sousplat não é obrigatório em um casamento. Nós do Lua Cheia trabalhamos com os pratos na mesa, ou seja, a mesa fica marcada e pomposa independente do sousplat, porém o acessório traz sofisticação à mesa.  Veja abaixo que lindo que ficou o casamento da Renata e do Renato, que casaram no nosso espaço. Usamos sousplats de ratam em todas as mesas.



Dica: O sousplat escolhido tem que ser o tamanho certo para a louça, senão ele perderá sua funcionalidade.

Há sousplat de todos tipos: redondos, quadrados, lisos, florais, de prata, de ratam, de miçangas e até de vidro!




















 Alguns casais vão além e personalizam:



Pode usar o sousplat sem toalha? Pode! Tomando muito cuidado, porque o risco de errar é enorme.


Noivas do Lua Cheia: Na reunião sobre a decoração de sua festa, converse com sua assessora, caso queira colocar sousplat na mesa. Ela e você acertarão o tamanho e estampa ideal para ficar lindo com a decoração.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Casamento Daniela e Lucas

Os noivos do Lua Cheia ou não, sabem que abrimos o espaço pra visitação todos sábados, antes de começar o evento.

Para aqueles que não puderam ir, vamos disponibilizar as fotos da decoração para não perderem nenhum detalhe.

Nesse sábado, dia 04, tivemos o casamento da Daniela e do Lucas. O casal escolheu as flores todas brancas e as toalhas pretas. No jardim, a noiva pediu para que colocássemos fitas de cetim nas árvores, um charme!






sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acerte no vinho


Muitas pessoas ficam indecisas e com medo de errar na escolha do vinho para cada evento. Realmente escolher um bom vinho exige delicadeza e atenção ao tipo de comida servida e ao perfil dos convidados.

Alguns cometem o erro de achar que vinhos bons são caros. Há marcas nacionais premiadas internacionalmente.  Para perceber o que mais nos agrada é necessário experimentar, acertar e errar.  Porém, há algumas dicas para termos uma direção. Para comerçar é bom guardar: vinho tinto para carnes vermelhas e vinho branco para carnes brancas.

Para uma escolha mais específica:
Vinho tinto seco leve :  Carnes vermelhas fritas ou grelhadas; Frango assado ou cozido; Pizzas; Carpaccio de carne, Salgadinhos assados ou fritos; Bacalhau temperado  com legumes, batatas e molho; Paella.


Vinho tinto seco encorpado: Carnes assadas;  Queijos de mofo branco (brie, camembert ou caprice des dieux).


Vinho tinto leve: Massas com molho alho e óleo.


Vinho tinto encorpado: Queijos de massa dura (provolone).


Vinho tinto seco: Massas com molho de tomates; Massas com molho de ervas aromáticas; Massas com molho condimentado; Frios em geral; Queijos amarelos (edam, estepe, parmesão, gouda, gruyère).


Vinho branco seco: Massas com molho branco; Saladas em geral ; Entradas; Antepastos; Sardinhas; Queijos cremosos (Rambol); Sushi e sashimi.


Vinho branco seco leve: Peixes em geral (postas ou filé);

Fondues.


Vinho branco seco encorpado: Ostras e mariscos.


Vinho branco doce: Fígado de ganso; Morangos; Bolos; Sobremesas.


Vinho Verde Branco: Bacalhau grelhado ou assado.


Vinho do Porto: Frutas secas; Bolos; Queijos azuis (roquefort); Sorvetes; Sobremesas.

A bebida deve ser servida em taças com haste, que favorecem a apreciação do aroma e não deixa o calor da mão passar para o líquido. Se estiver frio, o vinho tinto deve ser servido na temperatura ambiente, se estiver calor, deve ser colocado na geladeira 20 minutos antes de abrir. Já o vinho branco pode ser colocado na geladeira uma hora antes e para não esquentar enquanto se bebe, é bom um recipiente com gelo.



Aqui no Lua Cheia nós inficamos que a contagem seja feita pelo número de convidados na festa. Uma garrafa a cada 3 pessoas, independente das pessoas que não bebem. Ou seja, se sua festa tiver 200 convidados, a quantidade de garrafas será 67. Essa conta vale para vinho branco frisante, que normalmente, é o mais utilizado em casamentos e eventos sociais em geral.

Temos parceria com uma vinícola, onde nossos noivos podem comprar com desconto. Mais uma exclusividade Lua Cheia.

Madrinhas padronizadas

 A moda das madrinhas personalizadas surgiu com inspiração nos EUA.  Lá também existe o costume das daminhas serem adultas, (mas isso é assunto para outro post!).  Cada uma leva um buquê, como a noiva.


A empresária Fabiana Justus (filha de Roberto Justus) determinou em seu casamento que as madrinhas fossem em tons de nude, e ficou lindo!

A atitude divide opiniões. Algumas pessoas acham ótimo para não correrem o risco com aquela "madrinha sem noção" outras acham desagradável determinar a roupa a se vestir.

O importante, independente de qual seja a escolha, é a organização.

Noivas do Lua Cheia:  Nossa assessora auxilia com todos os procedimentos que devem ser tomados, caso queiram madrinhas personalizadas, e como deve ser a escolha do vestido.  Lembrando que o email é assessoria@luacheiaeventos.com.br