sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acerte no vinho


Muitas pessoas ficam indecisas e com medo de errar na escolha do vinho para cada evento. Realmente escolher um bom vinho exige delicadeza e atenção ao tipo de comida servida e ao perfil dos convidados.

Alguns cometem o erro de achar que vinhos bons são caros. Há marcas nacionais premiadas internacionalmente.  Para perceber o que mais nos agrada é necessário experimentar, acertar e errar.  Porém, há algumas dicas para termos uma direção. Para comerçar é bom guardar: vinho tinto para carnes vermelhas e vinho branco para carnes brancas.

Para uma escolha mais específica:
Vinho tinto seco leve :  Carnes vermelhas fritas ou grelhadas; Frango assado ou cozido; Pizzas; Carpaccio de carne, Salgadinhos assados ou fritos; Bacalhau temperado  com legumes, batatas e molho; Paella.


Vinho tinto seco encorpado: Carnes assadas;  Queijos de mofo branco (brie, camembert ou caprice des dieux).


Vinho tinto leve: Massas com molho alho e óleo.


Vinho tinto encorpado: Queijos de massa dura (provolone).


Vinho tinto seco: Massas com molho de tomates; Massas com molho de ervas aromáticas; Massas com molho condimentado; Frios em geral; Queijos amarelos (edam, estepe, parmesão, gouda, gruyère).


Vinho branco seco: Massas com molho branco; Saladas em geral ; Entradas; Antepastos; Sardinhas; Queijos cremosos (Rambol); Sushi e sashimi.


Vinho branco seco leve: Peixes em geral (postas ou filé);

Fondues.


Vinho branco seco encorpado: Ostras e mariscos.


Vinho branco doce: Fígado de ganso; Morangos; Bolos; Sobremesas.


Vinho Verde Branco: Bacalhau grelhado ou assado.


Vinho do Porto: Frutas secas; Bolos; Queijos azuis (roquefort); Sorvetes; Sobremesas.

A bebida deve ser servida em taças com haste, que favorecem a apreciação do aroma e não deixa o calor da mão passar para o líquido. Se estiver frio, o vinho tinto deve ser servido na temperatura ambiente, se estiver calor, deve ser colocado na geladeira 20 minutos antes de abrir. Já o vinho branco pode ser colocado na geladeira uma hora antes e para não esquentar enquanto se bebe, é bom um recipiente com gelo.



Aqui no Lua Cheia nós inficamos que a contagem seja feita pelo número de convidados na festa. Uma garrafa a cada 3 pessoas, independente das pessoas que não bebem. Ou seja, se sua festa tiver 200 convidados, a quantidade de garrafas será 67. Essa conta vale para vinho branco frisante, que normalmente, é o mais utilizado em casamentos e eventos sociais em geral.

Temos parceria com uma vinícola, onde nossos noivos podem comprar com desconto. Mais uma exclusividade Lua Cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário